SAMBA

Samba do recôncavo de Maracangalha de São Sebastião do Passé

Samba de roda do Reconcavo Baiano São Sebastião do Passé
Subtema: A hereditariedade e o resgate da tradição, memória de uma construção social.
O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízesafricanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.

Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelosnegros que trazidos da África e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca.
Apesar existir em várias partes do país - especialmente nos Estados daBahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX.

Parte do mapa Geográfico

O Município de São Sebastião do Passé está situado no território de identidade Cultural no Recôncavo, apesar de sua localização geográfica ter passado para a Região metropolitana de Salvador, sua identidade cultural se apresenta com muito mais afinidades com as movimentações populares do Samba de Roda, do lindo Amor e do reisado tão comuns no recôncavo baiano. O samba de roda está ligado ao culto aos orixás e caboclos, á capoeira e a comida de azeite. Os grupos de samba de roda são apresentados nos festivais regionais/local (cidade local) como exemplo em festas folclóricas, juninas ou dia de santo, festividade católica.
A manifestação cultural continua presente em vários segmentos artísticos, mesmo tendo seguido novas influencias. O samba de roda de Maracangalha tem sua tradição desde o período *de uma cultura regional* antes mesmo da construção da usina de cinco rios, engenho de 1912. O desenvolvimento da usina é que origina o povoado, com a aproximação dos trabalhadores ao espaço de trabalho.  E após a saída da usina o engenho decai na década de 1920. Não só a afinidade com as manifestações culturais identifica o município, como integrante do recôncavo baiano. Também a sua história, tendo como cenário as usinas e moinhos de cana de açúcar; a ponto de fundamentar a literatura local, através do Livro Maracangalha torrão de açúcar talhão de massapé, do poeta Valdevino Paiva, e a presença marcante das casas de farinhas que produzem o beiju da mandioca, produto gerado por uma agricultura de subsistência desde o início do século XX quando São Sebastião do Passe, ainda não passava de um arraial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário